01 Mar “Novas necessidades/ novos espaços…”
A Santa Casa da Misericórdia de Amarante encontra-se em constante adaptação às necessidades dos seus utentes. Para tal, apresenta uma equipa diversificada que permite actuar em várias áreas significativas nesta população.
A par desta evolução encontra-se a área de Terapia Ocupacional, que consiste no tratamento de condições físicas, psicológicas e sociais utilizando actividades específicas com o objectivo de proporcionar ao indivíduo o seu máximo nível de funcionalidade e de independência.
Neste sentido, o Terapeuta Ocupacional avalia as funções físicas, psicológicas e sociais do indivíduo, identifica as áreas de disfunção (“onde está o problema”) e envolve o indivíduo num programa estruturado de actividades significativas (isto é, utiliza um conjunto de actividades que sejam importantes para o individuo) de forma a ultrapassar a disfunção.
Com o lema “novas necessidades/ novos espaços”, foi criada em cada valência – Estância Nossa Senhora da Piedade e Lar Conselheiro António Cândido – uma sala de Terapia Ocupacional, na qual os utentes da Misericórdia de Amarante são enquadrados de acordo com uma avaliação específica, no processo de reabilitação física e/ou cognitiva.
Esta intervenção tem permitido ganhos significativos ao nível da autonomia na marcha, em AVD’s (especificamente na alimentação) e nas competências de comunicação/ interacção.
Partilhar no facebook← Noticia Anterior | Noticia Seguinte → |