487.º Aniversário

487.º Aniversário

No ano em que o Papa Francisco proclamou o Ano Jubilar da Misericórdia, a Santa Casa da Misericórdia de Amarante comemora 487 anos da sua existência.

Os documentos mais antigos, encontrados nos Livros da Chancelaria de D. João III, afirmam que a Misericórdia funcionava desde os inícios do século XVI. Tratam-se de duas cartas de privilégio atribuídas à Misericórdia de Amarante em 27 de Agosto de 1529. Numa dessas cartas era atribuída, como esmola, duas arrobas de açúcar a esta Misericórdia e, na outra carta, era dada autorização ao seu mamposteiro para pedir esmola em lugares comarcãos.

Segundo o Sr. Provedor: “Ao longo de cinco séculos a história das Misericórdias, estando entre elas a Misericórdia de Amarante, foi mantida através de uma solidariedade social viva, assente na energia dada pela fé, pela fraternidade e pelo voluntariado social. A Santa Casa da Misericórdia de Amarante apresenta-se hoje com o mesmo espírito de então, consciente da sua responsabilidade histórica, que nos faz olhar, simultaneamente, para dentro e para fora da Instituição.”

Sempre atenta às necessidades sociais do concelho presta, actualmente, serviço a 350 utentes, distribuídos pelas várias valências, Lar Conselheiro António Cândido, Estância Nossa Senhora da Piedade, Serviço de Apoio Domiciliário, Unidade de Cuidados Continuados e Serviço de Internamento Psiquiátrico. Para garantir o sucesso da sua actividade conta com a dedicação e profissionalismo de 220 funcionários, número que acresce com os colaboradores externos para 275.

A Instituição, na senda do seu trabalho, prima continuamente pela qualidade dos serviços prestados, respeitando a individualidade dos idosos, garantido o seu bem-estar, salvaguardando a sua autonomia, ajudando a promoção da sua dignidade e qualidade de vida e ao mesmo tempo incentivando a relação interfamiliar.

Partilhar no facebook


← Noticia Anterior Noticia Seguinte →